Embora seja inegável que o turismo online exista e tenha demanda, ainda existe muito espaço hoje para o turismo presencial que pode e deve ser aproveitado!
Isso porque, muitas pessoas ainda preferem a interação presencial com agentes de viagem e a possibilidade de planejar suas férias com ajuda especializada.
No entanto, se você ainda não está convencido de que um negócio de turismo presencial funciona, veja abaixo as vantagens!
Consultoria especializada
As agências de turismo presencial oferecem uma grande vantagem aos viajantes: consultoria especializada.
Então, este serviço vai além de simplesmente fornecer informações sobre destinos, trata-se de uma experiência personalizada e sob medida que pode transformar completamente uma viagem.
As equipes dessas agências são compostas por pessoas conhecedoras, capazes de oferecer recomendações precisas e personalizadas com base nas preferências individuais de cada viajante.
Portanto, desde sugestões sobre os melhores lugares para visitar até a escolha dos melhores horários para evitar multidões, essa consultoria faz muita diferença.
Além disso, a consultoria especializada inclui a personalização de itinerários de acordo com os interesses individuais dos viajantes, levando em consideração fatores como preferências alimentares, restrições de saúde e até mesmo considerações culturais.
Ora, esse tipo de consultoria, com total personalização, não é possível pela internet, onde, muitas vezes, os pacotes já estão prontos para serem adquiridos, sem flexibilidade.
Assim, essa consultoria especializada simplifica a viagem e também eleva a experiência do cliente.
Atendimento humano e personalizado
O negócio de turismo presencial ainda funciona porque oferece atendimento humano e personalizado.
De acordo com uma pesquisa da CX Trend, mais de 96% dos clientes preferem um atendimento personalizado. Essa é uma grande barreira na internet, pois, muitas vezes, a pessoa é apenas mais um cliente em uma lista.
Assim, acaba sendo atendida por um chatbot que não consegue responder perguntas básicas, o que gera frustração e desistência!
Em contrapartida, as agências físicas trazem uma abordagem mais acolhedora e envolvente.
Os agentes de viagens dessas agências estão lá para orientar e apoiar os viajantes em cada etapa do processo.
Eles reservam tempo para entender as necessidades individuais de cada cliente, o que é fundamental para os viajantes que podem se sentir inseguros na hora de fazer o planejamento de viagens.
Além disso, o atendimento humano das agências físicas faz muita diferença, pois as necessidades são ouvidas e se tem a certeza de que as dúvidas serão esclarecidas com objetividade.
Turismo presencial traz uma maior facilidade na resolução de problemas
Além das vantagens vistas acima, um ponto que mostra que o turismo presencial funciona é a facilidade na resolução de problemas.
Quando surgem contratempos ou imprevistos durante uma viagem, ter o suporte pessoal de uma agência física faz muita diferença e não há como negar!
Os agentes de viagens estão prontamente disponíveis para ajudar os consumidores a lidar com qualquer desafio que possa surgir, desde reservas perdidas até alterações de última hora nos planos de viagem.
Ora, a presença física permite uma comunicação mais direta e eficaz, facilitando a resolução rápida e eficiente de problemas.
Além disso, um negócio de turismo presencial muitas vezes tem parcerias estabelecidas com fornecedores, como hotéis, companhias aéreas e empresas de turismo, o que permite intervir em nome dos clientes em caso de problemas.
Assim, acaba sendo útil em vários momentos, como:
- Reagendar voos cancelados;
- Encontrar acomodações alternativas em caso de overbooking;
- Lidar com problemas de check-in ou check-out.
Por sua vez, resolver problemas semelhantes ao reservar online é mais complicado e demorado.
Afinal de contas, a comunicação muitas vezes é feita por meio de chats automatizados ou e-mails, o que acaba resultando em respostas padronizadas e atrasos na resolução de problemas.
Relação de confiança
Ao interagir pessoalmente com os agentes de viagens, os clientes desenvolvem um nível de confiança que é difícil de se replicar em ambientes puramente digitais.
Essa relação de confiança é fundamental, pois envolve a entrega de informações pessoais, a discussão de preferências e a tomada de decisões importantes sobre uma experiência de viagem, que muitas vezes é a realização de um sonho.
Logo, os clientes se sentem mais seguros em compartilhar suas necessidades e expectativas com alguém que conhecem pessoalmente.
Além disso, a presença do negócio de turismo presencial cria um senso de responsabilidade e apoio que transmite segurança.
Os consumidores sabem que podem contar com o suporte presencial da equipe em caso de imprevistos ou dúvidas durante a viagem.
Então, essa construção de relacionamentos de confiança é um diferencial valioso do turismo presencial, pois gera fidelidade e recomendações positivas por parte dos clientes satisfeitos.
Foco no acompanhamento pós-venda
Por fim, uma última vantagem do negócio de turismo presencial é o foco no acompanhamento pós-venda.
Ao contrário das plataformas online, onde muitas vezes o contato com o cliente se encerra após a conclusão da compra, as agências físicas se preocupam em manter um relacionamento duradouro.
É possível obter feedbacks, acompanhar a experiência dos viajantes durante a viagem e estar disponível para quaisquer dúvidas ou necessidades que possam surgir.
Esse suporte personalizado e contínuo é muito valorizado pelos clientes, que se sentem seguros e apoiados.
Além disso, as agências físicas podem usar essas informações pós-venda para aprimorar seus serviços e oferecer experiências cada vez melhores.
Portanto, assim se fortalece a fidelização dos clientes e cria oportunidades de novos negócios por meio de indicações e recorrência.
Negócio de turismo presencial é uma tendência
Embora o mundo tenha se digitalizado significativamente, o turismo presencial é uma tendência promissora no setor.
Longe de ser ultrapassado, essa modalidade de negócio apresenta vantagens únicas que a tornam cada vez mais atrativa para os clientes.
Como já citado aqui, as agências físicas de turismo oferecem um nível de consultoria e atenção especializada que dificilmente se consegue pela internet.
Com equipes treinadas e com profundo conhecimento dos destinos, elas são capazes de fornecer recomendações sob medida, levando em consideração as preferências individuais de cada cliente.
Portanto, tudo isso impacta na decisão de fechar pacotes de viagens com agências físicas. Por isso que o turismo presencial é uma tendência.
Conclusão
Como vimos, o setor de turismo presencial ainda tem muito a oferecer, mesmo em um mundo cada vez mais digitalizado.
As agências físicas e franquias de viagem conseguem atender a uma parcela significativa de clientes que valorizam o atendimento personalizado, a expertise dos profissionais e a capacidade de lidar com eventuais imprevistos durante as viagens.
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